webmail
CCGB • Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos

Histórico


Micrografia eletrônica do esporângio de
Bacillus sphaericus 2362 (20000X), podendo
ser visualizado o corpo para-esporal (CP)
e o esporo, envolvidos pelo exospório (Ex).
A Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos, CCGB, surgiu em 1979, quando iniciou suas atividades colecionando espécimes de Bacillus com propriedades amilolíticas, proteolíticas e antibióticas. As amostras eram isoladas do ambiente, de acordo com programa específico do Laboratório de Fisiologia Bacteriana - LFB, envolvendo vários projetos de pesquisa. A partir de meados da década de 80, o escopo da Coleção abrangeu também bactérias possuidoras de atividades entomopatogênicas.

O reconhecimento da CCGB pelo Instituto Oswaldo Cruz, IOC, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se deu em 1986. Em 1988 passou a integrar o conjunto de Coleções de Culturas Nacionais, por fazer parte do Programa Setorial de Coleções promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento] Científico e Tecnológico (FNDCT) do MCTI. Em seguida, em 1989, tornou-se filiada à World Federation for Culture Collections, World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 574. A publicação do primeiro catálogo impresso remonta a 1992.

Em 2002 a CCGB integrou o projeto da Fiocruz para Coleções de Micro-organismos de Interesse Biotecnológico, financiado pela FINEP/MCT. Atualmente, participa do projeto Implantação e Estruturação do Centro de Recursos Biológicos em Saúde e Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz, também da FINEP, que tem como objetivo capacitar a Coleção para compor o CRB-Fiocruz.

Em 2005, um segundo catálogo foi editado, no qual serviços microbiológicos oferecidos pela Coleção, são mencionados, além de possuir apêndices que completam informações sobre ativação de linhagens preservadas, condições de cultivo e meios de cultura recomendados.

1 Foto de Maria de Nazareth Leal de Meirelles e Kátia Regina Araújo da Silva). Credito: LFB/IOC/FIOCRUZ.


© 2018 Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz