webmail
CCGB • Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos

Serviços


Bacillus licheniformis em divisão celular.
Notam-se septos e DNA formando
o filamento axial, que antecede a esporogênese.

Manutenção e preservação de cepas

A CCGB preserva e mantém espécies de Bacillus e gêneros correlatos por dessecação, principalmente por liofilização. Os liofilizados, sob vácuo, são conservados em frascos-ampola de cor âmbar, hermeticamente lacrados e em refrigerador. Encontra-se em andamento a criopreservação da Coleção e logo todo seu acervo será criopreservado em nitrogênio líquido.

Fornecimento de cepas catalogadas

O fornecimento é realizado apenas para o usuário identificado como autorizado a solicitar pela instituição. Na solicitação devem constar os dados técnicos da cepa que figuram no "Catálogo de Linhagens da Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos" ou no catálogo online disponível na página web da Coleção, objetivando a correta identificação da bactéria.

A cepa é fornecida sob a forma liofilizada, em ampolas ou frascos-ampola, quando disponíveis em estoque. Alternativamente, poderão também ser fornecidas na forma de esporos impregnados em papel de filtro seco envolvido por camadas de papel alumínio, envelopados e lacrados em papel cirúrgico. Por razões de segurança e proteção à saúde, culturas não serão enviadas para endereços privados e residenciais, mas apenas para laboratórios microbiológicos capacitados e em conformidade com o estipulado pela legislação em vigor.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Depósito de cepas

A Coleção aceita depósitos apenas de profissionais especializados em microbiologia, mediante acordos e, ou, diálogos prévios. As estirpes após o processo de autenticação são preservadas no acervo da CCGB, recebendo um número de registro (código da estirpe) . As cepas depositadas, desta forma, ficarão disponíveis para distribuição à comunidade científica e empresarial. As categorias de depósitos são:
  • Depósito aberto (acervo de acesso público)
  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante)
  • Depósito de fechado (depósito confidencial)

Esporos de linhagens de Bacillus e Gêneros Correlatos preservados por liofilização sob vácuo e conservados em refrigerador. Fotos: Edmar Justo de Oliveira

Caracterização taxonômica de Bacillus e gêneros correlatos

A CCGB realiza serviços especializados de identificação taxonômica de Bacillus e gêneros correlatos. Há duas opções de identificação disponíveis ao usuário.

A primeira, que resulta em relatório de informação mais geral, advém de pesquisa de características fenotípicas suficientes para a inserção das bactérias no táxon de gênero.

A segunda envolve a pesquisa de características mais específicas, por meio de métodos moleculares, que aliados aos métodos convencionais, incluindo métodos citológicos, bioquímicos, fisiológicos e sorológicos, resultarão em uma identificação mais acurada ao nível de espécie, e análise do perfil proteico por SDS-PAGE.

A análise genotípica baseia-se nas seguintes metodologias: Análise do perfil plasmidial e amplificações de regiões específicas ou não do DNA bacteriano, de particular interesse do usuário.

As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().


Ágar-sangue semeado com Bacillus cereus demonstrando β-hemólise. Credito: LFB/IOC/FIOCRUZ.

2 Credito: LFB/IOC/FIOCRUZ.

© 2018 Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz